segunda-feira, 23 de março de 2009

O nosso Pão-de-Ló



Hoje, os colegas da Unidade de Intervenção Especializada, convidaram-nos a participar na confecção de um Pão-de-Ló.


Ajudámo-los a ir buscar os ingredientes e os utensílios à cozinha/cantina e enquanto uns trabalhavam na confecção, outros pesquisavam na internet com o objectivo de saber mais acerca desta iguaria. Ficámos a saber que o Pão-de-Ló, também chamado(bolo esponjoso) é um bolo/doce à base de ovos, açúcar e farinha.


No nosso País existem variedades regionais de Pão-de-Ló, que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar e o de Margaride.

Utilizámos a seguinte receita na confecção do nosso Pão-de-Ló:

Ingredientes:
  • 15 Ovos (15 gemas e só 7 claras)
  • 20 colheres de açúcar
  • 15 colheres de farinha
  • Sumo e raspa de limão
  • 2 colheres pequenas de fermento em pó.
    Confecção:
    Bate-se as gemas com o açúcar, de seguida junta-se a raspa e o sumo do limão, adiciona-se as claras em castelo e por fim a farinha com o fermento, deita-se a massa nas formas de barro forradas com (papel manteigueiro) e leva-se ao forno.
    Experimentem!
Alunos do 4º ano.

5 comentários:

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO JA FIF A RECEITA E ADOREI

Anónimo disse...

Este tipo de actividade julgo ser fundamental para a integração destas crianças numa sociedade, que queremos democratica e vocacionada para o futuro. Muito Bem

Anónimo disse...

E AS OUTRAS CRIANÇAS DA ESCOLA NÃO PARTICIPARAM NA ACTIVIDADE PORQUÊ?...
UMA MÃE QUE VISITA O BLOG E NÃO VÊ NADA RELACIONADO COM A TURMA DA FILHA

Anónimo disse...

As actividades estão a ficar concentradas em turmas especificas o k compreendo,pois tbm é a prof.responsavel....bom trb

Anónimo disse...

Quero felicitar as actividades promovidas nesta escola, o esforço dos professores que vai além da sua obrigação que seria apenas de dar a matéria dentro das quatro paredes como era no tempo das mães dos alunos que fizeram os dois últimos comentários.

Quero também felicitar e encorajar as crianças que participam activamente e com alegria, sem invejas, nestas actividades.

Gostaria de informar a mãe que quer ser esclarecida, porque razão a turma da filha não participou na confecção do bolo. É que até eu, que não percebo nada destas coisas, facilmente concluo que não se pode pôr vinte ou trinta crianças a fazer um bolo numa sala de aula que seria uma confusão tremenda. Portanto, uma vez uns, outra vez outros. E eu, que também vejo este blog com regularidade, vejo comentadas actividades de todas as turmas desta escola e não só a turma da professora que faz o blog.

Deixem-se de coisas, colaborem junto daqueles que trabalham para o futuro dos vossos filhos!

Obrigado.