
Tendo em atenção os conteúdos programáticos do 4º ano "À Descoberta das Relações entre Natureza e Sociedade", bem como "À Descoberta de Materiais e Objectos", surgiu na turma a ideia de explorar "in loco" estes conteúdos tendo como objectivo atingir determinadas competências.
A turma passou então da ideia à prática, sendo consensual uma visita de estudo ao Douro no dia 30 de Abril.
Os alunos fizeram várias pesquisas, relacionadas com os temas a explorar incluindo os horários da CP, bem como alguns contactos com entidades envolvidas no projecto.
Na Casa do Douro ficamos a conhecer a Lenda de Stª Marta, ilustrada no vitral por António Lino, bem como um pouco da história do Douro e da importância desta instituição na vida dos vitivinicultores. Depois da visita ao laboratório e ao armazém 30, onde estavam armazenados milhares de litros de vinho generoso em grandes pipas com algumas dezenas de anos e por isso muito valiosas, fomos almoçar à Quinta da Boavista não deixando de apreciar pelo caminho as belas paisagens durienses.
Nessa Quinta espectacular que quase parecia sobrevoarmos as paisagens do Douro, fomos recebidos gentilmente pela Dona Jaqueline sua Proprietária , que nos serviu um delicioso almoço, feito em potes de ferro numa cozinha regional.
De seguida visitamos a Barragem Hidroeléctrica de Bagaúste o que nos impressionou bastante, principalmente as galerias (uma espécie de grutas), existentes debaixo do nível da água do rio.
Regressamos de novo ao Cais da cidade da Régua, onde pudemos visitar um barco turístico. Embora a vontade de fazermos uma pequena viagem fosse muita, não foi possível, mas conversamos com os tripulantes e Comandante do barco que nos deixou pegar no leme e sentir a sensação de como é conduzido o barco.
A hora do regresso chegou muito rápido, embora cansados, a satisfação era geral.
Alunos dos 3º e 4º anos.