Para conhecermos a origem do nome do nosso blog, tivemos necessidade de entrevistar alguém conhecedor do mesmo para tal no dia 11 de Fevereiro, os alunos desta escola, entrevistaram o Sr. João Pinto, homem nado e criado na terra.
Nesta entrevista ficamos a saber que o nome surgiu acerca de 200/300 anos e que este penedo, por ser um espaço abrigado, servia de nicho a vários animais: raposas, cães, cobras, lagartos, sapos, corvos… que aqui nidificavam e proliferavam, destacando-se pelo seu canto nocturno as corujas que também ali nidificavam, assustando por vezes a população que o associava à morte e a fenómenos sobrenaturais. Para além destes animais também os humanos aqui se refugiavam para namoriscar às escondidas.
Era tradição no 1º dia de Maio, um grupo de rapazes da aldeia, entre eles o João Pinto, na altura rapazola, pegar num funil e deitarem os carrapatos às donzelas da aldeia. Para tal proferiam tais palavras: ”carrapato, carrapatelo, cata pulga, rato do ribeiro, tudo, tudo para a menina ………….”.