sexta-feira, 25 de março de 2011

Quinto dia da Semana da Leitura


No dia 25 de Março de 2011, os alunos da nossa escola foram ver o nosso teatro: "A Menina que Sorria a Dormir", na sala do 3º e 4ºanos.

Começou a Glória, personagem principal  a representar. Seguiram-se os outros personagens: a mãe, a avó, o tio Afonso, a vizinha Joana, o padeiro, a prima Vera. Contaram histórias à Glória para ela poder adormecer.

A Glória era todas as noites embalada por histórias das pessoas da aldeia. A professora era mais organizada do que o dicionário da escola. Foi ela que teve a ideia das pessoas da aldeia irem todas as noites contarem-lhe histórias. Coitados... já estavam a ficar cansados de contar tantas histórias.

Um dia, a Glória recebeu uma carta com um presente do seu pai. A Glória leu a carta e no final agitou a caixinha. O presente era uma Fadinha De Olhos Fechados. Colocou-a debaixo da almofada e enquanto dormia, a Fadinha De Olhos Fechados sussurrava aos ouvidos de Gloria a contar-lhe histórias.

Quando acordou chamou a mãe e a avó para lhes contar tudo o que aconteceu.


A avó e a mãe disseram que era melhor contar a todas as pessoas da aldeia. A partir desse dia começou a Glória a contar histórias aos habitantes e todos diziam:«e depois e depois», «conta mais conta mais».




Joana e Ana Vieira 4ºano

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quarto dia da Semana da Leitura

Hoje, foi dia de dramatização. A docente Graça Rodrigues apresentou-nos a História Tradicional Portuguesa: "Corre, Corre Cabacinha" de Alice Vieira. No final tivemos oportunidade de a representar em teatro de fantoches.

Terceiro dia da Semana da Leitura

Cumprindo  a nossa planificação para a semana da leitura, ontem, assistimos à apresentação  da história: "O Dinheiro Elástico" de Luísa Ducla Soares - "Contos Para Rir" em Movie  Maker. Esta actividade foi dinamizada pela docente Florbela Teixeira e seus alunos. Posteriormente respondemos a um questionário sobre o dinheiro e seu valor.

Fantoches que contam histórias com História

No dia 22 de Março, a  RESINORTE, presenteou os alunos das escolas do Núcleo de Vila Caiz, com um fantástico teatro de fantoches oriundo da Póvoa de Lanhoso. De forma lúdica deram-nos a conhecer um trecho da História de Portugal.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Segundo dia da Semana da Leitura






"Um passeio no Jardim"
No dia 22 de Março, fomos à Biblioteca da EB2,3 de Vila Caiz ver um teatro apresentado pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais da professora Luísa Lima. Tivemos a oportunidade de vistar a Feira do Livro que estava a decorrer naquele espaço.
O teatro contava a história de uma fada que, todos os dias, ia brincar para o jardim com o Henrique - O Terrível.
Só que um dia a fada foi para o jardim e o Henrique chegou um pouco atrasado. A fada ficou triste porque   o Henrique chegara num carro com um capuz na cabeça.
Quando a fada o viu com o capuz disse-lhe:
- Eu já te ensinei que não se deve andar com capuz?
A fada perguntou-lhe quanto é que ele tinha tirado nos testes. Ele respondeu que tinha tirado a todos reduzido.
- Tu andas a brincar na escola?
- Olha o que a minha mãe me deu... uma noz, palha, cenoura e uma espiga de milho.  Perguntou-lhe se íam visitar os animais. O Henrique disse que sim.
Foram visitar o esquilo e deu-lhe a sua noz. Depois foi ter com o cavalo e disse que o tinha visto bem acompanhado com éguas. Deu-lhe a cenoura. Foi ver a ovelha negra e deu-lhe a palha. Por último foi ao pato, que era muito traquina e quando lá chegou ele estava a dormir. O Henrique deu-lhe uma palmada e o pato acordou.
A fada deu-lhe uma espiga, mas ele, disse que não gostava.
Quando acabaram de visitar os animais, a fada referiu que tinha de ir embora, mas já não se lembrava do caminho e pediu ajuda ao Henrique .
O Henrique explicou-lhe o caminho.
A fada esqueceu-se e pediu ajuda aos animais, que a ajudaram.
Consegiu finalmente encontrar o caminho de casa e foi ter com a sua mãe.
Quando o teatro acabou fomos jogar, andar no  carro  do Henrique  e realizámos outras actividades relacionadas com o teatro.

Juliana - 4º ano


segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeira Actividade da Semana da Leitura

Neste primeiro dia da semana da leitura coincidentemente Dia Internacional da Poesia, Dia Mundial da Floresta e da Árvore, a docente responsável pela U.E.A.M. apresentou-nos o poema "Segredo" de Miguel Torga dramatizando-o de forma multissensorial. Lembrou-nos a importância que a leitura tem na nossa  formação e a abrangência transversal desta temática.  Desta actividade  nasceu a ideia da criação de outros poemas com o mesmo nome.


Segredo
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que  faça o pino
A voar...
"Diário VIII"
Miguel Torga

Dia Mundial da Floresta

Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Floresta. Nesse âmbito assistimos a uma acção de sensibilização dada pelo segundo Comandante Gonçalo e seu ajudante, dos Bombeiros Voluntários de Amarante, que gentilmente acederam ao nosso convite.
Ficámos a saber os procedimentos em caso de incêndio, bem como as precauções para os evitar. Tivemos oportunidade de cantar os parabéns a esta corporação pelos seus bonitos 90 anos.
No final deliciámo-nos com a demonstração das funcionalidades do carro de combate a incêndios.
Os nossos parabéns e obrigado!  

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Nosso Desfile de Carnaval

No dia 04 de Março, realizámos o nosso corso de Carnaval pelas ruas de Vila Caiz. Juntámo-nos aos colegas da EB1 e do Jardim-de-Infância de Igreja indo até à EB2,3.
Este ano fomos de espantalhos no âmbito do Projecto Educativo de Agrupamento.