sexta-feira, 11 de abril de 2008

VISITA AOS BOMBEIROS

As crianças do Pré-escolar pertencentes a este Agrupamento, realizaram hoje uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Amarante.

Deslocámo-nos até ao quartel de autocarro, lá fomos recebidos pelo Senhor Gonçalo, Segundo Comandante dos bombeiros e por alguns membros desta corporação.

Colocámo-nos estratégicamente em círculo, para que todos pudéssemos ouvir quais os equipamentos existentes usados pelos bombeiros, bem como cada uma das suas funções.

Esta pequena palestra iniciou-se com a demonstração de alguns utensílios utilizados no combate aos incêndios, tais como: mangueira, enxada, pá, extintor..

Pudemos observar, que há vários tipos de viaturas , umas para incêndios outras para doença, desencarceramento...


Relativamente às viaturas para doença estas estão equipadas com uma maca, forma, talas para membros, colar cervical, garrafa de oxigénio...

O carro de desencarceramento possui um corta pedais, que em caso de ser necessário corta de uma só vez o travão, acelerador e embraiagem. Deste faz ainda parte integrante o grupo energético que permite o trabalho do macaco, que suporta até vinte toneladas, possuindo ainda um gerador de corrente para casos de acidentes nocturnos.

O corpo dos Bombeiros Voluntários de Amarante neste momento é constituído por cem elemento dos quais, trinta são do sexo feminino.

No quartel estão de permanência durante o dia vinte e oito trabalhadores profissionais, bem como trinta e três carros.
Ficamos a saber que as mangueiras têm legalmente vinte e cinco metros, custando cada uma cerca de cento e cinquenta euros.

O Comandante Gonçalo também nos informou que desde que fechou a nossa maternidade, já aconteceram nascimentos nas ambulâncias a caminho do Hospital.

Outra novidade para nós é a existência de dois cães labradores, treinados para buscas e salvamentos.

Durante o verão é feita vigilância nas florestas por parte dos bombeiros com o recurso de duas motos.

O nosso agradecimento ao Senhor Comandante Gonçalo, pela sua disponibilidade e simpatia, não esquecendo os restantes colaboradores dessa instituição.



3 comentários:

Anónimo disse...

não há nada como ensinar os mais pequenos a saber qual a importância dos bombeiros. parabéns aos bombeiros de amarante por participarem nessa iniciativa escolar... continuem assim... essa pequenada é nesmo sortuda por se dar ao luxo de tão bons e importantes visitas... é bom ser criança.
nini . amarante

Anónimo disse...

Obrigada educadora por levar os nossos filhos a efecturem tantas visitas interessantes

Anónimo disse...

Gostei muito de visitar os bombeiros! Gosto da fotografia da minha cabeça com os cães dos bombeiros!