segunda-feira, 7 de abril de 2008

VISITA AO LAGAR DOS MOUROS

Mais uma vez a nossa escola, para dar cumprimento ao seu projecto, realizou uma visita de estudo a um local histórico desta freguesia o "Lagar dos Mouros".
Deslocámo-nos a pé, por entre a verdura dos campos até ao local onde está situado o Lagar.

Chegando ao local o Professor Onofre, homem da terra e conhecedor do meio, começou o relato com uma breve referência aos diversos povos que há muitos anos, povoaram a Península Ibérica tais como: Ibéros, Celtiberos e mais tarde os Romanos e os Árabes.

Nesta freguesia também se fixaram alguns desses povos e deixaram vestigios da sua cultura.

O "Lagar dos Mouros" é conhecido por esse nome em virtude de ser um monumento muito antigo, pois não faz sentido os Mouros construirem um lagar, uma vez que estes sendo mulçumanos não bebiam vinho, colocando-se assim a hipótese mais credível de se tratar não de um lagar de vinho, mas sim de um lagar de azeite.

Outras teorias apontam para que tenha sido construido na época dos romanos, séc. V, como um lagar de vinho ou na época Medieval séc. X.

O Lagar situa-se no meio do monte, numa rocha,onde foi esculpido um buraco que se supõe ser o local onde se pisavam as uvas, seguido de um pequeno orificio por onde escorria o líquido para a "lagareta" que posteriormente era envasilhado em talhas ou pipas.

Na parte superior do lagar podemos observar uma rocha plana, onde era colocado o bagaço que depois de espremido dava a bebida.

De referir o pormenor dos quatro buracos a circundar o lagar, onde eram colocados pilares de madeira para sustentar o telhado com cobertura de colmo.
Esta visita permitiu-nos a descoberta de mais um dos muitos pontos históricos da nossa terra.

A exploração continua...

10 comentários:

Anónimo disse...

Pena é que um monumento tão interessante esteja cheio de silvas. De quem é a responsabilidade?

Anónimo disse...

Caro anónimo, eu penso que a responsabilidade será da Autarquia Local(Junta de Freguesia).

Anónimo disse...

realmente é uma pena que esse pequeno achado se encontre nesse estado. nunca tive oprtunidade de visitar esse local e conhecer melhor o lagar dos mouros. continuem com a exploração dessa pequena terra.

Anónimo disse...

A Responsabilidade dos sítios arqueológicos é do IPPAR

Onofre

Anónimo disse...

Olá,
Seria possivel informar onde se situa esse lagar? Sou da terra e desconheço. Obrigada

Anónimo disse...

Olá,
O lagar fica por trás do campo de futebol.

Anónimo disse...

Costumo ir para lá jogar e conheço o lagar dos mouros.
Micael Filipe.

Anónimo disse...

Mais uma vez muitos parabéns. Este local de facto mostra os nossos antepassados, pena é não lhe darem o devido valor...

Anónimo disse...

Estrada Livração Amarante.Cruzamento para Vilarinho, segue em direcção à estação do Caminho de Ferro de Vila Caiz. Depois do Cruzamento para a livração, passa uma sebe de cedros e à esquerda, a seguir a um muro em pedra com um portão, pára e vira à direita, a pé. Vai encontrar um terreno com umas balizas, que serve de "campo de futebol". Ao fundo encontram-se as lagaretas escavadas numpenedo cercado de árvorese arbustos.
Espero que se entenda com as indicações.
Onofre

Anónimo disse...

Correcção ao comentário anterior: onde digo "Passa uma sebe de cedros e à esquerda" queria dizer "Passa uma sebe de cedros e à direita".
Desculpem o engano.
Onofre