sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O porquê do nosso blog

No âmbito do Plano TIC do Agrupamento, a nossa escola criou este blog e surgiu de imediato a dúvida sobre o nome a atribuir. Após alguma discussão chegamos à conclusão que o nome indicado seria do Penedo do Corvo, porque antes da construção da auto-estrada que liga Amarante ao Porto-A4, existia por trás da nossa escola um enorme penedo ao qual a população intitulava penedo do corvo.

Para conhecermos a origem do nome do nosso blog, tivemos necessidade de entrevistar alguém conhecedor do mesmo para tal no dia 11 de Fevereiro, os alunos desta escola, entrevistaram o Sr. João Pinto, homem nado e criado na terra.

Nesta entrevista ficamos a saber que o nome surgiu acerca de 200/300 anos e que este penedo, por ser um espaço abrigado, servia de nicho a vários animais: raposas, cães, cobras, lagartos, sapos, corvos… que aqui nidificavam e proliferavam, destacando-se pelo seu canto nocturno as corujas que também ali nidificavam, assustando por vezes a população que o associava à morte e a fenómenos sobrenaturais. Para além destes animais também os humanos aqui se refugiavam para namoriscar às escondidas.
Era tradição no 1º dia de Maio, um grupo de rapazes da aldeia, entre eles o João Pinto, na altura rapazola, pegar num funil e deitarem os carrapatos às donzelas da aldeia. Para tal proferiam tais palavras: ”carrapato, carrapatelo, cata pulga, rato do ribeiro, tudo, tudo para a menina ………….”.

Ainda hoje a população fala deste penedo com enorme saudade, brevemente daremos a conhecer mais histórias deste penedo.

1 comentário:

pessoal disse...

Continuo a inaltecer a divulção e histórias de Vilarinho.
Explorem mais pois histórias não faltam...
As actividades são exelentes com visitas de estudo constantantes.
Já agora as fotos das actividades aquáticas ficavam bem no Blog.
Ivânia e Inês as minhas filhotas no ensino dessa escola.