segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia Mundial da Floresta



No dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta, os alunos do pré-escolar foram visitar o Centro Nacional de Sementes do Parque Florestal de Amarante.
Os alunos do primeiro ciclo fizeram na escola uma plantação e sementeira de flores e plantas aromáticas.
Viva a Primavera!

terça-feira, 20 de março de 2012

Dia do Pai

Ontem, 19 de março festejou-se o Dia do Pai. Este ano, fizemos a prenda para o pai com a colaboração do professor Marinho e professora Conceição. Convidámos os nossos pais para virem à escola beber um chá e comer bolo e biscoitos feitos por nós. Cantámos uma música, elaborámos um cartaz alusivo ao tema e dançámos para eles.
Para todos  os nossos pais muitos beijinhos!...
José - 3º ano

sexta-feira, 9 de março de 2012

Quinto Dia da Semana da Leitura

Finalizámos a semana da leitura com uma exposição dos trabalhos realizados no âmbito das atividades desenvolvidas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Quarto Dia da Semana da Leitura

Hoje, tivemos o privilégio de ouvir o senhor João Pinto contar histórias antigas relacionadas com esta terra, gentes e costumes. Falou-nos sobre as infraestruturas existentes no seu tempo de juventude,  nomeadamente no comboio a carvão.
As dificuldades sentidas pelas crianças que tinham que percorrer longas distâncias para ir à escola, bem como as tarefas que por elas tinham que ser executadas antes e depois do horário escolar.
O aproveitamento das culturas era diferente do atual. No caso específico do milho a sua capa (folhelho) tinha várias utilizações, enchimento de colchões,  revestimento de tabaco, bonecos...
Ficámos a perceber que apesar de todas as dificuldades pelas quais passou, sente saudades desse tempo... 
Tempo esse, no qual as crianças criavam os seus próprios brinquedos...
O objetivo desta atividade foi dar a conhecer aos alunos  histórias que não estão escritas, mas  não deixam de ser interessantes.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Terceiro Dia da Semana da Leitura

A atividade seleccionada para este dia foi a leitura partilhada da história " A Galinha Vermelha ".
Os alunos do 1º, 2º e 3º anos apresentaram aos colegas do Pré-Escolar a história em data-show.
Posteriormente dramatizaram e exploraram a mesma.

terça-feira, 6 de março de 2012

Segundo Dia da Semana da Leitura

Dando cumprimento à nossa programação para a semana da leitura, hoje, visualizámos em power-point  o conto de António Sérgio História da Baleia daptado e ilustrado por Elza Mesquita e Ana Pereira.
Para introdução desta atividade ouvimos e vimos em vídeo a canção de Roberto Carlos "As Baleias". 
Após a atividade seguiu-se a exploração da canção e da história com registos gráficos e escritos em caligrama.
Trabalho realizado por uma aluna do Pré-Escolar (Carolina)


segunda-feira, 5 de março de 2012

Primeiro Dia da Semana da Leitura 2012

No primeiro dia da Semana da Leitura ouvimos a história: " O Sapo Apaixonado " dramatizada pela Professora Graça  Rodrigues  através de um teatro de sombras chinesas. Seguiu-se a exploração oral, gráfica e escrita da mesma.
Neste dia, também  entregámos o convite ao senhor João Pinto para vir contar uma das suas interessantes histórias no próximo dia 08 de Março (quinta-feira).

Visita de Estudo

No dia vinte e nove de fevereiro, realizámos uma visita de estudo, no âmbito do Projecto Curricular de Turma: “ Do Campo à Mesa ”.
Saímos da escola às nove horas, rumo à Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). Chegados à UTAD, fomos recebidos pela Patrícia que serviu de guia da nossa visita.
Iniciámos a visita ao museu de Geologia, onde fomos recebidos pelo Sr. Álvaro, Geólogo, que nos explicou como funcionava o museu e que materiais lá estavam expostos. Pudemos observar rochas, fosseis, minerais, o funcionamento das minas de carvão e ainda uma exposição de dinossauros e quadros.
De seguida, fomos visitar os aviários, onde vimos a criação de galinhas, a produção de ovos a alimentação das aves e a higiene, bem como a comercialização dos produtos; vimos a criação de coelhos, vacas, carneiros, ovelhas e cabras … 
Após terminar esta visita lanchámos e vimos as plantas existentes nos jardins da universidade.
Posteriormente, fomos almoçar ao Mac Donald´s onde tivemos oportunidade de ver o tipo de alimentação fast-food, como era confecionada e comercializada.
 Visitámos  ainda o Palácio/ Casa de Mateus, onde visualizámos os quartos, salas, biblioteca, adega, capela, piscinas, bem como os seus magníficos jardins, onde nos deliciámos a percorrer o túnel do amor, bem como os seus labirintos.
 Regressámos à escola cansados, mas felizes!  
  Alunos do 2º e 3º anos