sábado, 30 de maio de 2009

Visita ao Centro Hípico de Baião


No âmbito do projecto:"Alunos Especiais Ensinam Coisas Especiais", as docentes Teresa Tomé e Conceição Pereira, organizaram uma visita de estudo ao Centro Hípico de Baião.

Esta, teve como objectivo proporcionar aos alunos com NEE experiências diferentes e aos Pais/Encarregados de Educação a tomada de conhecimento das potencialidades e benefícios da Hipoterapia.

Realizou-se no dia 28(quinta-feira) e teve a participação de algumas mães dos alunos intervenientes, que acederam prontamente ao convite feito pelas docentes.



No Centro Hípico de Baião, fomos muito bem recebidos pelo Senhor Pedro Cardoso Monteiro, que numa fase inicial, nos demonstrou os cuidados a ter com os cavalos, como a escovagem de pêlo...


De seguida explicou-nos que a Hipoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza os movimentos dos cavalos, como recurso para crianças e indivíduos com incapacidades(deficiências) físicas. E devido aos movimentos tridimensionais produzidos pelo cavalo (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), é possível trabalhar 200/300 músculos simulando os padrões do movimento humano, que no caso das pessoas com problemas motores se encontram alterados.



Tivemos a oportunidade de experimentar alguns desses exercícios e adorámos!





O nosso muito obrigado ao responsável pelo Centro Hípico de Baião pela simpatia e disponibilidade demonstrada.


2 comentários:

Anónimo disse...

Eu participei nesta visita e gostei muito!

Paulo

Anónimo disse...

Gostei muito de participar nesta visita, acho que foi muito importante para os nossos filhos.

Manuela Peixoto(mãe do Luís)