quinta-feira, 18 de junho de 2009

No Tempo da Mourama



Hoje, à semelhença de anos lectivos anteriores, lá estivemos nós na sede do nosso Agrupamento para recordar e vivenciar a nossa História, desta vez, o período da ocupação mulçumana.


Logo que entrámos pela porta da medina, trajados a rigor e prontos para participar, deparámo-nos com uma cultura diferente da nossa.




Pirilampo Mágico


Rcebemos, no dia 16 (terça-feira), a visita dos alunos do CAO da Cercimarante. Estes trouxeram-nos um prémio pela nossa participação no concurso de trabalhos de alunos do primeiro ciclo das escolas do Concelho de Amarante, subordinado ao tema Pirilampo Mágico "Dá cor aos sonhos desde 1987".

Ficámos muito contentes com este prémio, pois a nossa participação foi significativa e o nosso trabalho apreciado.

Obrigado pelo prémio!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Visita à REBAT



No dia 05 de Junho (Dia do Ambiente), nós alunos do Pré-Escolar, efectuámos uma visita de estudo à REBAT - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos de Baixo Tâmega, S.A.


Esta visita, teve como objectivo principal sensibilizar as crianças para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar, preservando desta forma o nosso PLANETA.

sábado, 6 de junho de 2009

Atribuição do 1º Prémio


O aluno José Filipe, da EB1 da Igreja, foi o vencedor do concurso de fotografias que decorreu na Biblioteca do Agrupamento.



O primeiro prémio, um MP4, um livro de actividades escolares e uma caixa de lápis de cor, foi entregue pelo Senhor Director na presença dos colegas e dos professores.

Os restantes participantes não foram esquecidos, pois tiveram direito a um chocolate.



Parabéns ao vencedor!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sessão de Poesia


No dia 03 de Junho, da parte da manhã, os alunos do Jardins de Infância de Vilarinho e Igreja, foram à Biblioteca Municipal Albano Sadoeira a convite da Câmara Municipal de Amarante, assistir a uma sessão de poesia. A dinamizadora da actividade, Andreia Macedo, recitou poesia, trava-línguas, contou histórias...
Citou alguns autores, tais como: Fernando Pessoa, António Pina, Álvaro de Magalhães e Sebastião da Gama.
Houve muita interação, pelo que o público alvo adorou.

Exemplo de uma trava-língua citada:

Se o Papa papasse a papa

Se a papa papasse o pão

O Papa tudo papava

Seria o Papa papão.


Agradecemos o convite da Câmara Municipal de Amarante.

Fomos ao Restaurante


No dia 01 de Junho, os alunos do Pré-escolar pertencentes a este Agrupamento, comemoraram o Dia Mundial da Criança no Complexo Desportivo da Costa Grande. Depois de uma manhã bastante divertida, foram todos almoçar ao Restaurante Campismo.




O almoço estava delicioso e a sobremesa divina!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Exposição de Fotografias


Ontem, na Biblioteca do nosso Agrupamento, foram expostas fotografias da autoria dos alunos com NEE. Esta exposição no âmbito do projecto:"Alunos Especiais Ensinam Coisas Especiais", decorrerá até ao dia 04 de Junho e os visitantes poderão escolher de entre as fotografias seleccionadas a sua preferida, tendo o autor da vencedora direito a um prémio.


A abertura da exposição decorreu de uma forma bastante divertida, com apresença do Senhor Director, das Docentes e dos protagonistas.




Parabéns a todos estes alunos!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança


Este ano, nós alunos do 1º ciclo, comemorámos o "Nosso Dia" em Espinho.
Fomos de comboio porque como vem sendo hábito, neste dia a CP ofereceu às crianças as viagens.

Partimos da Estação da Livração, parámos e trocámos de comboio em Caíde, seguimos até Campanhã e aí apanhámos o comboio com destino a Espinho.
Chegados a Espinho, resolvemos ir à feira, ficámos admirados, pois esta era enorme, com tendas de roupa, fruta, flores, calçado, carteiras, chapéus...






Aproximava-se a hora do almoço, e as nossas barriguinhas já "davam horas", resolvemos então ir até à praia, para aí almoçarmos.



Na praia, brincámos na areia, apanhámos conchas, mexilhões...





Antes do regresso, saboreámos um delicioso gelado, que as nossas Professoras nos ofereceram. Mais fresquinhos e muito alegres, lá fomos nós até nossas casas a cantar, sempre na companhia das nossas Professoras, Cozinheira e Auxiliares.


Gostámos muito deste dia diferente.


Obrigadas Professoras e Auxiliares!


Alunos do 2 e 3º anos.